top of page
sena02.jpeg
sena02.png

Não sabe seu CEP? Clique aqui

SALVEM AS ÁRVORES E AS FAMÍLIAS!

Pela interrupção imediata do Túnel Sena Madureira

A Prefeitura de São Paulo deu início às obras do Complexo Viário Sena Madureira, que resultará no corte de centenas de árvores e na remoção de famílias da Comunidade Sousa Ramos, que residem no local há décadas. Este é o último grande canteiro central verde da Vila Mariana. A obra também já começou a devastar a área de preservação da nascente do córrego Embuaçu, que foi coberto com concreto. A remoção dessas árvores e a intervenção no córrego impactam diretamente a biodiversidade local e o equilíbrio ecológico da região.

Essas árvores não apenas abrigam pássaros e outras espécies, mas também ajudam a controlar o clima, filtram o ar e combatem as ilhas de calor. Sem elas, o aumento da temperatura e a piora na qualidade do ar serão sentidos por toda a cidade. Além disso, o túnel não resolve de maneira efetiva os problemas de mobilidade e, em contrapartida, sacrificará áreas verdes e o futuro de centenas de famílias.

As obras começaram no início de setembro, e, se não agirmos rapidamente, centenas de árvores serão derrubadas e mais áreas de preservação serão devastadas. As famílias da Comunidade Souza Ramos vivem sob constante medo de perderem suas casas, sem qualquer garantia clara de reassentamento ou compensação justa.

Em um momento de crise climática, com São Paulo enfrentando temperaturas recordes e uma qualidade do ar cada vez pior, a decisão de remover árvores e tamponar nascentes para a construção de um túnel é um ataque à saúde pública e ao meio ambiente. A interrupção imediata das obras é essencial para que alternativas sustentáveis sejam discutidas, preservando tanto o meio ambiente quanto as pessoas que dependem dessa área.

Assine e compartilhe este abaixo-assinado.

Juntos podemos impedir a destruição desse patrimônio natural e proteger as famílias que vivem na região.

bottom of page